Base na Dieta Planetária

Publicada pela revista de saúde The Lancet em 2019, surge como uma actualização da roda alimentar às necessidades globais atuais. Tanto ao nível social, como ambiental, dentro do contexto de crise que atravessamos.

A dieta planetária sugere, maioritariamente, uma redução substancial da proteína de origem animal no nosso consumo alimentar. Substituindo-a por proteína de origem vegetal e aumentando o consumo de vitaminas provenientes de legumes e fruta. Promovendo a produção deste tipo de alimentos a nível local.


Diz-nos o que pensas >


Mexido de Tofu (Receita de: Alexandra Apelsten)

Eat4Change 

Livro de Culinária


Para promover uma mudança para dietas e cozinhados mais sustentáveis, foi desenvolvido um livro de receitas pelo projeto Eat4Change da WWF, um projeto internacional cofinanciado pela UE que promove uma mudança para dietas e métodos de cozinhado mais sustentáveis. 

Cada receita foi cuidadosamente concebida para que seja o mais agradável e fácil possível de seguir, independentemente de já ter ou não experiência em comer ou cozinhar refeições à base de plantas. As receitas são também saudáveis, económicas e acessíveis a pessoas de todas as origens. 

Também é importante que tenham consciência ambiental, o que significa que utilizam ingredientes que são produzidos de forma amiga do ambiente, para além de seguirem uma dieta à base de plantas ou, mais importante, uma dieta planetária.


   Eat4Change Cookbook